Tag Archives: família

Família

10 jul

  
Trecho do livro “O Arroz de Palma” de Francisco Azevedo. 

“Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema…Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir…Mas a vida… sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele, o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente…Já estão aí? Todos? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza. Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa. Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto: é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte.

As vezes o ídolo da família, o bonzinho, o bola cheia que sempre ajudou azedou a comida só porque meteu a colher. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. 

Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.”

Bjs

Nanda 

Almoço em família 

2 jun

  Almoço em família é sempre um momento de união e de fatos engraçados. Quando conseguimos reunir toda a família, começamos a conversar e relembrar fatos do passado. Os mais velhos adoram lembrar de quando éramos bebês.



Tem sempre aquela tia engraçada, o tio que bebeu demais e fala um monte de bobagens, aquele que escorrega e se esborracha no chão, a magrinha que está de dieta e não quer comer nadinha do que está sendo servido, a gordinha que diz que não come nada mas, se esbalda nas sobremesas, o gordinho que pula na piscina e espalha água para todos os lados.

São tantas as figuras que poderia escrever um livro só de descrições. Quando o álcool sobe para a cabeça e a animação toma conta da festa tudo fica mais engraçado. Todos resolvem dançar e sambar até o sol raiar.

Por fim, as fotos e os vídeos registram todos os momentos e guardam as lembranças para a posteridade.

Bjs

Nanda 

Menino e cachorro, fora!

10 nov

imageComo já diziam os mais velhos, tem momentos e assuntos que as crianças não devem participar. Sou meio antidemocrática e não concordo em permitir que crianças se intrometam nos assuntos dos adultos.

Fico pasma quando vejo famílias que envolvem as crianças em todo o tipo de situação e, até mesmo, nos relacionamentos amorosos dos pais. Definitivamente, os pequenos não tem maturidade para lidar com todo o tipo de situações e avaliar corretamente o certo e o errado. É demais para a cabacinha deles.

Eu mesma utilizo o bordão de “menino e cachorro, fora!” quando acho que o assunto e o momento não são apropriados para a participação dos pequenos.

Bjs

Nanda

Remando contra a maré

7 out

imageTem dias que me sinto remando contra a maior correnteza do mundo ou como se todos estivessem contra mim…

Sabe quando você acha que é a única da família a zelar pela casa, pela organização do lar, pelo cuidado com as coisas?

E quando você percebe que ninguém está nem aí para você? Que você se tornou a chata do mundo!

E pior, quando você começa a achar que os outros já estão te fazendo pirraça, tentando te deixar irritada ou até mesmo te fazendo de “idiota”!

A vontade que dá é fazer igual a todo mundo e deitar com os pés para o alto jogando um joguinho no iPad e deixar o mundo cair na cabeça da família. Será que eles vão perceber alguma diferença se a casa está limpa ou suja, arrumada ou bagunçada, se as coisas são bonitas ou não?

Quem se importa?! Vou tomar um rivotril e esperar para ver…

Bjs

Nanda

Paciência

5 set

imagePaciência é o que eu peço a Deus todos os dias. Sem esse sentimento perdemos o limite, a razão e podemos ter um ataque cardíaco a qualquer momento.

Esperar pronta por mais de duas horas enquanto as filhas e marido se arrumam para sairmos em pleno domingo é o fim. Mas, fazer isso sem gritar, sem me descabelar e sem ter nenhuma arritmia cardíaca é o meu sonho. Será que um dia eu ficarei tão evoluída que não me importarei com esse tempo de espera perdido?

Enquanto todos fazem cera, não decidem a roupa que vão usar e a besta aqui fica colocando tudo no lugar, o marido descansa calmamente no sofá, lendo as notícias sem se importar com o que acontece ao seu redor.

Ai meu Deus, dai-me paciência!

Bjs

Nanda

Pais liberais

11 jul

imageÉ claro que nenhum pai é igual ao outro mas, o zelo e o cuidado por seu filho(a) deveria ser, ao menos parecido. Existe todo o tipo de pai e mãe por aí: aqueles mega preocupados, os super estressados, os tranquilões e, tambem, aqueles que não estão nem aí.

Crianças e adolescentes têm o direito de querer tudo mas, seus pais têm o dever de não permitir tudo o que eles querem. Essa é a principal premissa de uma boa educação e formação de um adulto consciente de seus limites.

Vejo por aí muitos pais que são parecidos comigo no zelo e preocupação com seus filhos mas, tambem encontro alguns que não estão nem aí e se submetem aos desejos daqueles que ainda nem tem capacidade de saber direito o que é o certo e o errado. Depois, vemos as notícias nos jornais de tantas atrocidades e fico me perguntando se aquilo não poderia ter sido evitado se fosse tido o mínimo de cuidado com a criança.image

Por isso, sou adepta do carinho ao extremo, da conversa franca e absoluta mas, também, do não sem nenhum tipo de culpa pois sei que é dessa forma que se constrói a personalidade de um adulto de bem.

Bjs

Nanda

Ninguém ajuda….

10 jul

imageÉ irritante como o trabalho de casa rende e não acaba nunca. Se todos os membros de uma família ajudassem e cada um fizesse a sua parte tudo seria mais fácil. Mas, as coisas não acontecem bem assim…

Roupas espalhadas, loucas usadas em cima da mesa, almofadas e travesseiros por toda a parte… As crianças não se sentem responsáveis por nada dentro de casa. Mas, o pior de todos é mesmo o marido.

O marido sim! Ele consegue fazer mais bagunça que todos juntos. Parece que as mãos tem defeito pois não conseguem sequer guardar um simples carregador de celular na gaveta, o barbeador fica em cima da pia, o celular na prateleira da cozinha e por aí vai. Na hora de achar alguma coisa, o refrão já está ensaiado: “Cadê?”, “Onde está?”.image

Acho que estou meio sem paciência e a vontade que tenho é de deixar o caos ficar instaurado. Uma pena que não consigo. Estou com vontade de sair de férias!!!!!

Bjs

Nanda

Família se arrumando

24 abr

imageVamos sair…

Duas horas antes a mãe começa o processo de arrumação. Escolhe as roupas de cada um, verifica se todas estão passadas, arruma a sua bolsa e imagina todo o seu make up. E o marido está assistindo um filminho na TV.

Uma hora e meia antes e é hora de por as crianças no banho. Arruma uma, arruma outra. Ouve a reclamação de uma por causa da roupa, escuta a outra reclamando por causa do cabelo. Resolve todos os problemas e deixa as meninas duas princesas. E o marido continua assistindo o seu filminho na TV.

Quarenta e cinco minutos antes e ela entra no banho, seca o cabelo e começa a se maquiar. Nesse meio tempo uma das meninas se sujou tomando suco. E lá vai ela ver se dá para salvar a roupa da pequena. Ufa! Deu certo. Tudo resolvido e ela volta a se maquiar. Agora o marido resolveu entrar no banho.

Maquiagem é um negócio que demora. E o cabelo também. Mas, vamos ao vestido… Quando ela vai se olhar no espelho o marido grita: ainda não está pronta? Faz duas horas que você começou a se arrumar e ainda não terminou. Haja paciência! E ela pega o primeiro sapato que encontra, esquece de passar perfume e fica pensando: “Quem é mesmo que tem que ter muita paciência por aqui?!”

Homens são todos iguais….

Bjs

Nanda

Dia dos namorados

12 jun

amorEm comemoração ao dia dos namorados e ao amor sem fim, dedico meu post aos apaixonados e à união das famílias. A Oração das Famílias, escrita pelo padre Zezinho traduz em palavras o verdadeiro sentido do amor, união e harmonia entre um casal.

Oração Pela Família
(Padre Zezinho)amor2

“Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

amor4Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

Feliz dia dos namorados a todos vocês!amor3

Bjs

Nanda

Geladeira vazia

7 jun

geladeiraNem bem completa um mês que fiz as compras mensais da casa, as meninas já começam a gritar que a casa está pura e não tem nada na geladeira ou na despensa.

Sinceramente, não tenho paciência para gastar o meu tempo em supermercados ou feiras. Tenho muito mais o que fazer. Gostaria muito que nossa comida fosse transformada em cápsulas para simplificar todo o nosso trabalho.

Já facilitei muito a minha vida e utilizo os serviços on line para as compras de mês e entrega de frutas e verduras semanais. Adoro essa comodidade! Mas, ainda assim, tenho que gastar uns minutinhos na frente do computador para repor os produtos da geladeira e fazer as meninas pararem de reclamar.

Ai como eu gostaria de me alimentar de luz e vento!!!!!

Bjs

Nanda