Prova do Enem

12 nov
Olhei cada questão da prova de linguagem do Enem e posso resumir que a nossa educação está mesmo uma tristeza.
Não sei qual o objetivo de avaliação dessa prova mas, não existe nenhum tipo de conteúdo dado no ensino médio sendo avaliado ali. 
Temos tantos escritores maravilhosos e vi uma pobreza de textos em toda a prova. A grande maioria deles, retirados de artigos da internet e apenas um texto de Graciliano Ramos e um de Guimarães Rosa e nada mais. Nenhum conteúdo clássico. Nada de Jorge Amado, Machado de Assis, Clarice Lispector e assim por diante. Abriram espaço para textos vazios e sem sentido. 
Em quase todas as questões tinham um tom de opressão, discriminação, violência. A politização e vitimização tomou conta do objetivo principal que é avaliar o aprendizado dos alunos.
A gramática passa longeeeeeeee. Nada de substantivos, tempos verbais, análises sintáticas ou morfológicas foram cobradas. Nem figuras de linguagem ou estilos literários…. Nada de conteúdo.
Ainda fico me perguntando qual o sentido desse sistema de avaliação que, simplesmente, não avalia nada. E chego à conclusão que estamos educando jovens cada vez mais medíocres e ignorantes para o mundo.
Bjs
Nanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: