É muito comum as pessoas não se responsabilizarem por seus atos e elegerem um “culpado” para tudo aquilo que dá errado. Especialmente se existe uma pessoa que toma conta e toma para si a responsabilidade de tudo.
Sou bem assim, a super responsável por todo o funcionamento da família. Se precisamos morar, eu escolho desde o apartamento até a estampa das almofadas. Se precisamos comer, ninguém lembra sequer de comprar um pão. Ou eu providencio a comida ou morreremos de fome.
E assim por diante com todas as necessidades da casa como, por exemplo: troco lâmpada, conserto pneu furado, reparos de eletrodomésticos.
O problema é quando alguma coisa dá errado…. Me transformo em culpada, sou julgada e condenada sem direito a defesa.
Por um lado, o sentimento de ter toda a responsabilidade do mundo é muito bom e me deixa orgulhosa mas, por outro, o peso nas costas é gigantesco e me faz pensar que só sou importante porque estou fazendo todo o trabalho necessário.
Acabo sentindo falta da parceria, da divisão de tarefas, do respeito aos meus erros e vontades. Onde será que errei?
Bjs
Nanda
Nanda…me identifico, e já me perguntei muito sobre isso, e cheguei a conclusão de que erramos qdo tomamos a frente de tudo e a tendência é que as pessoas que estão a nossa volta se acomodem…
É muito difícil, mas, deixe um dia faltar, ficar quebrado, fechar os olhos…NÃO VAI SER FÁCIL, mas funciona. bj
CurtirCurtido por 1 pessoa