Descaso pela cultura

17 set

Quem está acostumado a viajar para-o exterior sabe o quanto a cultura e a preservação histórica é importante para um país. Enquanto isso, tudo acontece de maneira bem diferente no nosso país. Aqui, não se valoriza o nosso passado e, consequentemente, o aprendizado das nossas crianças fica comprometido.

O incêndio ocorrido no Museu Nacional no Rio de Janeiro mostra o descaso dos nossos governantes à nossa cultura. Verbas desviadas, falta de interesse pela preservação de documentos históricos e pelo patrimônio público são as características principais das últimas gestões.

Quando visito um museu no exterior vejo tanta coisa exposta e valorizada sem um décimo da importância do acervo que temos ou tínhamos no Brasil. Tudo muito bem exposto, identificado e protegido. Não deixo de visitar museus pois acredito que o nosso conhecimento de hoje vem das realizações dos nossos antepassados.

Tenho medo ainda do que possa acontecer com a nossa Pinacoteca e o Museu do Ipiranga, em São Paulo. São lugares que muitos sequer ouviram falar e não sabem da importância do acervo que temos. Esse último encontra-se fechado para visitação por falta de condições. Imagine só… Um lugar tão lindo e tão rico! Quem conhece o Palácio de Queluz, em Lisboa, vai identificar as semelhanças entre eles.

O fato é que enquanto o Brasil não priorizar a educação, a história e a segurança do nosso país, não caminharemos para a frente. Até a saúde melhora quando temos educação e conhecimento sem demandar tantos novos investimentos.

Mais uma grande perda para a nossa história…

Bjs

Nanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: