Ainda lembro da minha época de adolescente como o assunto drogas era um tabu. Não tinha nenhum amigo que usasse algum tipo de entorpecente. Não tinha ideia de como eram os efeitos das substâncias. E, pra falar a verdade, não tinha a mínima curiosidade de como seria usar.
Aqueles colegas mais distantes que eram acostumados a usar maconha eram conhecidos pela grande maioria e, se mantinham em suas tribos particulares. Nossos pais diziam que eram más influências para nós. E o pavor de sermos julgados pela sociedade nos mantinha bem distante do tal grupo.
Hoje, fico muito preocupada com a banalização do tema. São muitos os adolescentes que usam essas substâncias. A maconha deixou de ser a droga preferida, exatamente pelo rastro que ela deixa , tais como: cheiro, fumaça e olhos vermelhos.
Agora a moda é a tal da bala ou o doce. São nomes açucarados para os famosos Ecstasy e LSD. Pequenas balinhas coloridas em formatos variados e com um enorme poder de destruição.
Muitos adolescentes passam a usar essas substâncias incentivadora por colegas, animados com as reações iniciais e, totalmente à mercê das consequências, inclusive fatais. São jovens de excelentes famílias, educações tradicionais e fora de qualquer suspeita.
O que devemos fazer para proteger nossos filhos dessa ameaça tão perigosa?!
Bjs
Nanda
Deixe um comentário