Consumismo exagerado

30 nov

Sempre que alguma coisa não vai bem na nossa vida tema o hábito de compensar a carência de alguma forma. O consumismo exagerado é uma dessas formas de compensação. Um psicólogo me disse, uma vez, que o shopping é o maior concorrente dos terapeutas. Por que será?

A sensação de prazer conseguida por meio de uma tarde de compras sem nenhum tipo de culpa é inexplicável. O simples ato de poder comprar, decidir o que comprar e se deliciar com o fato de ter comprado já basta para que a sensação de prazer seja atingida.

É claro que o prazer é temporário, que a causa do problema não foi tratada e que novos sintomas surgirão. A carência afetiva é o maior causador do consumismo entre as mulheres. A compra de itens pessoais como roupas, sapatos, bolsas, maquiagens e, principalmente, joias, traz uma sensação de poder que compensa momentaneamente qualquer falta.

Quando se chega nessa constatação verifica-se que não há a real necessidade de tantos pares de sapatos, ou uma enorme variedade de bolsas, nem mesmo um volume tão grande de roupas que seja impossível usá-las durante o ano.

Abaixo o consumismo e mais amor nessa vida.

Bjs

Nanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: