É muito comum observar ou participar de discussões sobre as responsabilidades de cada mãe. O que cada uma faz, como educam seus filhos, quais mimos, quais zelos e, principalmente, quais são os cuidados diários que cada uma consegue assumir junto com a sua jornada de trabalho.
Vejo o olhar de culpa de muitas, se sentindo a pior das criaturas. Imaginando que queimará no fogo do inferno por não ter dado conta de cuidar com todo zelo dos seus filhos, ou por não conseguir conciliar as atribuições de mãe, dona de casa, esposa,
mulher, profissional e etc.
Eu, já não penso assim. Acredito na qualidade do tempo juntos e na boa intenção. Não creio que uma mãe que passa o dia na escola de seus filhos, monitorando todos os seus passos seja melhor que aquela que passa o dia trabalhando fora. Não há como provar que a mãe que fica em casa e não trabalha seja mais dedicada que aquela profissional atarefada. Tudo depende da sintonia entre mãe e filhos.
Sou uma mãe sem culpa e acho que isso já representa 80% do que importa para uma mãe ser uma boa mãe. Divido o meu tempo entre as sete atividades diárias: mulher, mãe, dona de casa, profissional, esposa, estudante e blogueira. Não sou perfeita em nenhuma delas e nem quero ser. Mas, tenho certeza que faço o meu melhor. E isso me basta!
Minhas filhas???? Estão muito bem, obrigada! E sem culpa, preparo elas para crescerem e aprenderem a serem mães sem culpa, também!
Bjs
Nanda
Deixe um comentário