Tudo é uma questão de educação

16 jul

imageÉ impressionante a diferença entre o nível educacional do povo brasileiro e do povo americano ou europeu. As coisas, simplesmente funcionam nos outros países sem que seja necessário nenhum tipo de ordem, aviso ou repressão.

Nos países de primeiro mundo, os carros param para os pedestres atravessarem as ruas, não invadem o sinal vermelho e dão passagem para as ambulâncias, polícia e bombeiros. O trânsito é intenso mas só se ouvem buzinas de motoristas oriundos de países mais subdesenvolvidos que os nossos. Os pedestres, por sua vez, só atravessam as ruas em faixas determinadas e não fazem aqueles zig zags pelo trânsito no meio de um engarrafamento.

É praticamente impossível encontrar lixo espalhado pelas ruas da cidade ou alguém imagejogando algo pelo chão. Todos respeitam o espaço público e o convívio em sociedade. Os fumantes foram banidos de todos os lugares agradáveis sejam eles abertos ou fechados. A eles não restam outra opção que a redução drástica do cigarro.

As crianças acompanham seus pais para todos os lugares e, não sei como e nem porque, se comportam como anjos. Nunca vi nenhum tipo de malcriação ou desobediência. Acho que essas escolas de turno integral devem ser bem rígidas na educação.

As praças são limpas e bem cuidadas. Tudo é muito conservado para que todos possam usufruir do bem estar e do lazer público. Foi lindo ver pessoas simples aproveitando uma apresentação de uma orquestra sinfônica em praça pública com toda a atenção como se fosse um show de um famoso artista brasileiro.

imageEnfim, pude observar que estamos muito distantes de alcançarmos um nível de educação parecido com o que eu chamaria de ideal.

Bjs

Nanda

Deixe um comentário