Metanóia

9 nov

Alguém já ouviu falar em metanóia? Essa palavra significa conversão (tanto espiritual, como intelectual), mudança de direção, de atitudes e de temperamentos.

Quando passamos pelo processo da metanóia, rompemos com as práticas, ações e costumes até então, utilizados. Passamos a adotar novos comportamentos e interiorizamos essa nova forma de ser.

Para os gregos, essa palavra tem um significado especial como ir além e transcender. É verdadeiramente, uma mudança de mentalidade.

Normalmente, entre os 35 e 45 anos, passamos pela fase da metanóia e tendemos a ser mais fieis às nossas regras pessoais, questionando algumas de nossas crenças, costumes e valores. Criticamos e questionamos muitos dos nossos comportamentos, podemos transgredir algumas regras, leis e costumes da sociedade.

Essa é a fase em que mudamos as ideias e pensamentos. Podemos jogar alguns comportamentos para o alto, mudar de emprego, descasar e, algumas vezes, casar de novo, passar a ter hábitos saudáveis e buscar uma melhor qualidade de vida….

Enfim, mudanças na metade da nossa existência para correção do rumo de nossas vidas, sempre em busca da felicidade!

Bjs

Nanda

2 Respostas to “Metanóia”

  1. Avatar de X da Questão
    X da Questão 09/11/2011 às 4:48 #

    Tive isso aos 25…Hoje, só sobrou a “nóia”…

    Curtir

  2. Avatar de Ban
    Ban 09/11/2011 às 7:33 #

    Falou com a propriedade e a precisão de uma verdadeira junguiana*.

    Parabéns!

    *”Junguiana” porque foi Carl Gustav Jung, psiquiatra suíco, que observou e descreveu, no âmbito da Psicologia, o conceito de “metanoia”, o qual se refere a uma fase de vida conhecida pelo público como a “crise da meia-idade”.

    Curtir

Deixe um comentário