Lembro que desde que eu tinha quatorze anos eu sabia que seria engenheira. A dúvida do que fazer no vestibular eu nunca tive. Sempre gostei de matemática e física e me fascinava com as atividades da profissão.
Fui oradora na cerimônia de conclusão do ensino médio e também na formatura do curso de engenharia civil. Disse palavras com a segurança e certeza de que jamais me arrependeria no futuro. Ainda acho uma profissão bonita e com um campo de trabalho amplo e versátil.
Porém, depois de dezoito anos de formada, toda a minha certeza foi pelo “ralo” assistindo a imersão do país em um mar de lama. É triste! Mas, sinceramente, imagino hoje, se não estaria mais feliz se tivesse escolhido outra profissão.
O problema é que para todos os lados as dificuldades são enormes e o mar de rosas não existe. E, detalhe, o mar de lama também está lá.
Pois é… Engenheira eu sou… Desiludida, eu também sou…
Bjs
Nanda

Nanda o seu sentimento é igual ao de muitas pessoas. O homem faz o meio, e o brasileiro escolher a puor forma de crescer- a corrupção. Prejudica a todos e em todos os lugares
CurtirCurtir
Me identifico muito com a sua situação. A diferença entre nós é que eu tenho pouco tempo de formado. Me desiludi completamente com a profissão. Hoje penso em deixar meu CREA de lado e focar para estudar no que eu almejei desde que eu me formei, que foi quando comecei a me desiludir, estudar para entrar na Polícia Federal.
O país está péssimo para engenheiros com poucos anos de experiência, mesmo com pós-graduação, experiências no exterior e idiomas (como eu). Muitos salários medíocres e poucas oportunidades de carreira. Aqui onde moro, ganhar o piso salarial é raro, contratam como analista ou coisa parecida e na primeira crise demitem os maiores salários (sênior e até pleno).
O motivo da desilusão é maior do que fatores financeiros e de instabilidade profissional, mas isso é assunto pra mais de hora.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Puxa, Rafael! É tão duro desiludir uma pessoa recém-formada, cheia de sonhos mas, infelizmente, encarar a realidade dos fatos é preciso. A engenharia é uma profissão linda! A arte de engenhar significa construir sonhos a partir de desenhos. E é muito lindo poder ver de perto algo grandioso sendo erguido. Mas… nem tudo são flores e as coisas não acontecem simplesmente assim.
Enquanto o nosso país não tiver coragem para assumir uma reforma política para, em seguida, começar as reais mudanças com o processo eleitoral dos nossos políticos, carregaremos a vergonha do título de engenheiros.
Ou temos muita paciência e sangue frio, ou mudamos…
CurtirCurtir