A amizade é um sentimento bilateral. É necessário que duas pessoas estabeleçam uma relação de parceria, de afinidade, de aceitação dos defeitos e de admiração das qualidades para que a amizade seja construída.
A amizade verdadeira é construída com bases fortes, sentimentos verdadeiros e reciprocidade. Não é necessário que as pessoas estejam juntas todo o tempo, nem que saibam tudo o que acontece com o grande amigo.
Mas, na hora do encontro, basta um olhar e a cumplicidade está instalada. Você reconhece e adivinha tudo o que está acontecendo na vida do seu amigo.
Além do mais, um grande amigo não ouve tudo sem emitir a sua própria opinião, sem dizer aquilo que pensa, se concorda ou não, se acha certo ou não. Um verdadeiro amigo pode sim, alertar o outro sobre situações inesperadas mas, em caso de algo errado, não cabe a ele julgá-lo e sim, oferecer o ombro amigo com palavras de carinho.
Sem dúvida, as amizades verdadeiras são construídas no período de escola e faculdade, quando os interesses pessoais ainda não são tão marcantes em nossas vidas e nos permitimos levar pelas afinidades desinteressadas.
Ainda bem que tenho muitos amigos verdadeiros e outros nem tão verdadeiros assim…. E vocês?
Bjs
Nanda

Deixe um comentário