Ser o poder é completamente diferente de estar no poder….
Essa é uma reflexão que sempre faço em minha vida. Ser o poder me lembra a célebre frase do Rei Francês Luis XIV: ” O Estado sou eu”. Os radicalismos, o fascismo, as ditaduras, o comunismo estão embasados nessa forma de poder.
O Estar no poder dá uma conotação temporária e nos leva a crer que temos a opção em querer ou não o poder do nosso líder. Enfim, é a voz da democracia.
Como diz a música dos Engenheiros do Havaí: “Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada.Toda forma de conduta se trasforma numa luta armada.”, não devemos e não podemos deixar o poder tomar conta do nosso ser e da nossa razão de existir.
O poder compartilhado é mais saudável tanto para o líder quanto para seus liderados. Até porque acredito cegamente que um líder de verdade é sempre escolhido por seus liderados pela sua postura e atitude e, nunca, pela imposição da sua posição.
A briga do poder pelo poder é vazia e nos leva a lugar nenhum exceto a um estilo de vida stressado, sem qualidade e sem objetivos a longo prazo… Pois, nenhum regime ditatorial sobreviveu na sua íntegra até hoje para contar história….
Bjs
Nanda


Deixe um comentário