Alguém já ouviu falar em metanóia? Essa palavra significa conversão (tanto espiritual, como intelectual), mudança de direção, de atitudes e de temperamentos.
Quando passamos pelo processo da metanóia, rompemos com as práticas, ações e costumes até então, utilizados. Passamos a adotar novos comportamentos e interiorizamos essa nova forma de ser.
Para os gregos, essa palavra tem um significado especial como ir além e transcender. É verdadeiramente, uma mudança de mentalidade.
Normalmente, entre os 35 e 45 anos, passamos pela fase da metanóia e tendemos a ser mais fieis às nossas regras pessoais, questionando algumas de nossas crenças, costumes e valores. Criticamos e questionamos muitos dos nossos comportamentos, podemos transgredir algumas regras, leis e costumes da sociedade.
Essa é a fase em que mudamos as ideias e pensamentos. Podemos jogar alguns comportamentos para o alto, mudar de emprego, descasar e, algumas vezes, casar de novo, passar a ter hábitos saudáveis e buscar uma melhor qualidade de vida….
Enfim, mudanças na metade da nossa existência para correção do rumo de nossas vidas, sempre em busca da felicidade!
Bjs
Nanda

Tive isso aos 25…Hoje, só sobrou a “nóia”…
CurtirCurtir
Falou com a propriedade e a precisão de uma verdadeira junguiana*.
Parabéns!
*”Junguiana” porque foi Carl Gustav Jung, psiquiatra suíco, que observou e descreveu, no âmbito da Psicologia, o conceito de “metanoia”, o qual se refere a uma fase de vida conhecida pelo público como a “crise da meia-idade”.
CurtirCurtir