Difícil não é colocar no mundo uma criança. Difícil é educá-la. E falo de educação no sentido complexo da palavra….
Educar um filho não significa apenas pagar uma boa escola. É muito mais…. Educar um filho é prepará-lo para o mundo.
A educação começa nos primeiros dias de vida quando começamos a regular os horários das mamadas e do sono. Em seqüência, ensinamos o significado da palavra não. O que pode e o que não pode passarão a fazer parte da vida da criança até o fim dos seus dias.
A escola faz parte de uma importante etapa na formação do conhecimento dos nossos filhos mas, se não estivermos presentes nesse acompanhamento da realização das tarefas, dos estudos em casa, da cobrança dos resultados das provas, nada adianta.
Outro ítem importante é a formação do caráter. Ensinar o certo e o errado, propiciar conhecimentos culturais extra curriculares como viagens, visita a Museus, diferentes costumes fará toda a diferença no adulto que aquela criança se transformará.
A formação religiosa, a crença em Deus também contribuem para propiciar o conforto e serenidade na tomada de decisões importantes e na rotina diária dos pequenos e dos futuros adultos.
Ensinar um estilo de vida saudável, com boa alimentação, hábitos de exercícios, de boa higiene, de comportamento são fundamentais para a boa convivência social.
E, claro, um ambiente saudável, acolhedor e cheio de carinho é extremamente importante para o crescimento de um adulto feliz!
Enfim, educar não é fácil! Nada me deixa tão stressada quanto fazer minhas filhas comerem alimentos saudáveis e estudarem com dedicação a lição de casa. Ai, se elas soubessem da concorrência futura… Aproveitariam tudo o que nós podemos ensiná-las.
Bjs
Nanda
Deixe um comentário