Viajar é sempre muito bom! Melhor ainda se conhecemos lugares e pessoas diferentes…
Ayacucho e Vilcashuaman são duas cidades do Peru que tive o prazer de conhecer. Cidades pequenas porém cheias de vida e de história. Para quem estava acostumada ao Marriot 5 estrelas de Lima, posso dizer que a hospedagem não era uma maravilha dos deuses mas… estava hospedada em uma construção em estilo colonial.
Diferentemente da gastronomia de Lima, onde certamente cometi o pecado da gula por diversas vezes e hoje me encontro completamente
arrependida por ter assassinado a dieta, a comida em Ayacucho é um tanto quanto exótica! Sempre procuro provar novos sabores e provei os chicharrones ( carne de porco frita),as papas (existem mais de 3000 espécies de batata lá), a mote ( um tipo de milho branco e grande), a haba (um tipo de feijão enorme)! As bebidas… Hummmmm! O suco de chicha morata ( um tipo de milho roxo) é algo mais que divino. Trouxe comigo uma garrafa de 3l e vou rezar para que não acabe tão cedo! Outra bebida bem especial é a Inka Cola. Doce, amarela, deliciosa!
As Ruínas Incas são paisagens que nos fazem perder o fôlego! Como eles conseguiam construir algo tão perfeito e que sobrevive há mais de 500 anos?

O meio de transporte mais típico são umas motos com 3 rodas com uma carroceria especial! As mulheres mais velhas se vestem com umas saias coloridas e rodadas, com um tipo de legging por baixo e usam chapéus que mais parecem umas cartolas com uma flor!
E, de todos os costumes, o que me deixou mais surpresa foi a preferência de 98% por partos verticais. As mulheres têm seus filhos sentadas em umas cadeiras especiais e sem nenhum tipo de anestésico. Uiiiiiii!
Pois é! Diante de tantas novas experiências, agora só me resta a volta a realidade!
Lima, Ayacucho y Vilcashuaman Gracias por días maravillosos!
Besos
Nanda
Deixe um comentário