Como devemos nos comportar em um ambiente profissional? O que podemos fazer? O que podemos dizer? Como nos vestir? E, principalmente, o que podemos falar….
Não adianta sermos capacitados para o cargo, com toda a formação de estudo, falarmos diversas línguas e, não estarmos preparados no quesito: comportamento profissional. Claro que a bagagem representa muito na hora de contratarmos alguém. O currículo é o resumo da experiência profissional vivida por alguma pessoa. Mas, se sustentar no cargo requer muito mais!!!!
Habilidades como: jogo de cintura, confiança, ouvir mais e falar menos, filtrar todas as palavras escutadas, absorver pressões e somente transferir aos subordinados aquelas realmente necessárias são qualidades extremamente necessárias nos dias de hoje. Mas, sem dúvida, o quesito comportamento, é fundamental!
Saber como se vestir de acordo para as ocasiões, sem excessos e nem faltas. Saber o que dizer às pessoas nos momentos de stress. Respeitar os diversos profissionais da empresa. Se colocar no lugar de cada um desses funcionários e imaginar como agiria na resolução dos problemas, respeitar o espaço e os materiais dos colegas são características ideiais para um bom profissional.
Por que será que temos dois ouvidos e apenas uma boca? Com certeza, para falarmos menos do que escutamos!!!!! Falar mal de um colega é um ato perigoso e requer provas para confirmar o dito sob pena do “feitiço virar contra o feiticeiro”.
Não somos obrigados a sermos amigos de todos os nossos colegas mas, profissionalmente somos obrigados a convivermos bem! Dar bom dia, oferecer algo, responder questionamentos faz parte da educação básica do ser humano. Respeitar o trabalho do colega é essencial para ter o seu trabalho respeitado!
Pense nisso antes de sair por aí falando de alguém sem ter como comprovar o que disse!!!!
Bjs
Nanda


Deixe um comentário